Meme literário: Dia 08

Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez:

Olhai os lírios do campo - Erico Verissimo
Sinopse: Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

Um dos primeiros livros que li para o ensino médio, por escolha própria, é claro, dentre tantos outros do amado Erico. Para quem não sabe, Erico é gaúcho (assim como eu!) e um tremendo escritor. No início do livro, tudo é meio confuso, com flashbacks da infância, mas logo tudo melhora, tornando-se este livro maravilhoso que todos deveriam ler. Com uma narrativa e história ótimas, ele realmente te conquista. Eugênio é o tipo de cara que me fez sentir pena, ódio, repulsa, mas acima de tudo me fez amá-lo, ao fim do livro. Eunice, com quem ele se casa por interesse, é verdadeira, mas um tanto cruel (elite é elite, meu bem!). Já Olívia... O verdadeiro sonho! Super delicada, dedicada, alegre, humanista (se assim posso dizer), objetiva: perfeita. Vale a pena ler e descobrir o grande talento de Erico de nos fazer pensar em valores sociais tão importantes.

2 comentários:

Ju Oliveira disse...

Esse livro era minha segunda opção pra pergunta de hoje. Muito linda história. Super bem escolhido.
Bjs!

Nina Vieira disse...

Sempre tive receio de ler Erico veríssimo e não gostar - embora tenha me apaixonado pelo título deste. Li Clarissa, certa vez, priomeiro livro do autor. Nao gostei muito. Mas esse prometo ler agorinha, quando entrar de férias.
Abraços.