Xilogravura

Olá, pessoal! Hoje estou trazendo um novo tipo de post aqui para o blog. A categoria há algum tempo estava abandonada e eu resolvi atualizá-la de uma maneira bacana. Eu curto bastante arte, mas muitas vezes acabo não postando por aqui meus achados pela internet afora. A ideia deste post sobre xilogravura não é à toa, não. Meus pais, além do trabalho em empresa do meu pai, tem uma loja chamada Vintage Presentes e decoração. Lá na loja, em Gravataí, vendemos produtos diferenciados tanto para presente (Imaginarium, Uatt, Geguton, etc.) como para decoração. E é no ramo da decoração que sempre procuro coisas bacanas, diferenciadas, com ar romântico, retrô... E nessas andanças via facebook, um rapaz entrou em contato sobre produtos artísticos com xilogravura. Para quem não sabe, segue uma explicação básica sobre essa técnica artística.
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo. (Wikipédia)
Bom, só posso dizer que me apaixonei pelas xilogravuras! É cada imagem mais linda que a outra! E o melhor, um objeto de arte, super bacana, e bem acessível. O rapaz que entrou em contato comigo é o D´julia Gangary, que produz e vende suas artes na Xilo Shirt. Quem quiser conhecer um pouco mais, pode acessar o site dele (clica aqui). O bacana é que ele faz as xilogravuras em telas, em cartolina chinesa e até em camisetas e ecobags (que são uns amores)! Ele tem loja física, em São Paulo, tem loja virtual e se alguém é do RS, tem na Vintage Presentes e Decoração também! A imagem do banner acima é de uma das artes dele. Vou deixar mais algumas imagens para vocês babarem e se apaixonarem.








Quem for de SP e quiser visitar a loja: Rua Cardeal Arcoverde, 1787 - Vila Madalena, São Paulo - SP. Fones: (11) 3034.2206 - 98563.2919 E-mail/msn: xilo_shirt@hotmail.com

 E aí, gostaram do post? O que acharam deste formato e da categoria?

Beijo grande,
Endryelle Santos.

2 comentários:

L. disse...

Eu acho xilogravura algo lindo demais, amo quando estampas de camiseta são assim ~desejarei eternamente esta de urso que você mostrou!

Srt . Vasconcelos disse...

PRECISO DESSE DOS BEATLES NA MINHA PAREDE AGORA! e dessa camiseta da marilyn *-*
cara, vo dá uma olhada nessa tua loja ai, kkkkkkkk eu quero :(