Organização #2: Volta às aulas e como me organizo #1



Olá, pessoal! O post de hoje é sobre organização. Como vocês já devem saber, eu faço faculdade e também sou professora. Então, a volta às aulas é duplamente sentida por mim. Tenho de organizar para a faculdade, mas muito mais para lecionar. Vou tentar mostrar os materiais que usarei neste post e como vou me organizar em termos práticos no próximo. Vou começar falando dos materiais que vou usar.
     Materiais:    
  • ·Pasta sanfonada: Se você ainda não leu nenhum post de organização, compreendo que você desconheça a importância da pasta sanfonada. Caso contrário, você sabe que a pasta sanfonada é indispensável! Por enquanto, vou usar duas, pois tenho duas turmas para lecionar. Ano passado, usei só uma e foi um caos. Mas eu me dei conta tarde demais. Nessas férias eu parei para analisar como me organizar. Nestas pastas separarei: listas, trabalhos para corrigir, para entregar, para fazer, documentos de alunos necessários... Cada turma numa pasta.
  •  Agenda: Simples e prática. Comprei um modelo pequeno, para ser fácil de carregar. Nela, anotarei datas importantes, datas de provas e de trabalhos na minha turma, médico e até sobre as cartas que troco. Dia que recebi as cartas, marcando com marca-texto as que eu respondi e anotando o dia que enviei a resposta. Quero tentar manter minhas cartas em ordem, rs.
  •  Caderno de organização: Já falei dele por aqui, mas algumas pessoas ficaram em dúvida. Vou explicar cada divisória dele. O caderninho serve muito por ser único e abranger toda a minha vida: pessoal, profissional e financeira. Sem precisar carregar mil cadernos.
- Rotina: Nela, eu escrevo minha rotina diária, semanal e mensal. Mas, Endryelle, o que tu escreve nessa parte? Coloco os passos básicos na diária (hora de acordar, café, almoço, trabalho, faculdade, curso, dormir, etc.). Eu acrescento itens bem básicos como “passar pomada para acne antes de dormir”. Sim, eu sou esquecida (esqueço até de remédios!) e preciso disso, mas se você não tem problemas quanto a isso, organize da melhor forma para você. Na semanal, coloco o que eu devo fazer em cada dia da semana. Por exemplo, na diária eu coloquei um horário para estudo, mas na semanal, vou colocar qual disciplina devo estudar, qual a cadeira da faculdade daquele dia, etc. E na mensal, coloco coisas como: “fazer a sobrancelha a cada 15 dias”, etc.
- Caixa de entrada: item básico e absurdamente necessário em qualquer caderninho de organização. Coloco lá tudo o que eu preciso fazer no dia seguinte: “ligar para o fulano”, “responder comentários do blog”, “xerocar texto tal”.
- Projetos e tarefas: Eu havia colocado só projetos, porém senti a necessidade de agregar tarefas ali também. Projetos são aquilo que eu quero fazer a curto, médio ou longo prazo. São sonhos, desejos, objetivos de vida. Já a parte de tarefas inclui aquilo que eu preciso/quero fazer, mas sem data definida ainda: “organizar gavetas do roupeiro”, “destralhar os materiais de escola”. Então, se me sobra um tempo naquele dia, eu vou lá e escolho uma das tarefas que eu consiga fazer. Não há desculpa para o tédio, não é mesmo?!
- Blog: Nesta divisória, mantenho uma “agenda” do blog, anotando os posts que foram ao ar, ideias para posts, livros que ainda preciso resenhar/ler...
- Finanças: Confesso que eu já fui bem organizada nessa categoria há uns dois anos atrás e tinha tudo sobre controle. Ano passado, eu fui uma negação. Não calculava nada, não anotava nada... Um caos. Este ano já comecei com o pé direito, anotando tudo que entra e tudo que sai, os gastos fixos e no que eu estou gastando (valores absurdos em lanches, sério gente!). Anotem e vocês percebem direitinho no que estão gastando e onde podem diminuir para guardar dinheiro ou até gastar em outra coisa que vocês queiram (e que é bem mais útil que num lanchinho).
- Wishlist: Aqui, mantenho duas divisões: Quero / Preciso. O que é necessário, por exemplo, uma pasta para me organizar, luminária, tênis, coloco na tag Preciso. O que eu quero, mas que não é necessário, é apenas um desejo, coloco na tag Quero, como, por exemplo, lenço novo, câmera fotográfica analógica, canetas stabilo, etc.
  • Estojo: Eu carrego muitas coisas, que são necessárias para quem leciona/estuda: tesoura, cola bastão, régua, canetas, lápis, borracha e apontador, corretivo caneta (que é o melhor de usar!), grampeador, carimbos de incentivo aos alunos, marca-texto, além de clipes, chaves do meu armário na escola e durex pequeno.
  • Tablet: Este ano, vou tentar carregar a maior parte dos textos no tablet. Ele está com problemas para acessar wi-fi e ainda me falta comprar o cartão de memória, mas já me serve bastante. Eu quero diminuir o papel e o peso na mochila.
Espero que tenham gostado do post! E para vocês visualizarem melhor o meu caderno de organização, fiz um (simplório) stop motion. Confiram!


Beijo grande,
Endryelle Santos.

15 comentários:

suuh disse...

adorei! tô pra fazer esse caderninho de organização desde o começo do ano, e quem disse que já parei pra fazer?

lindo blog, beijo!
http://suhdd.blogspot.com.br

Unknown disse...

Gostei bastante do seu caderno de organização ^^
Um problema que tenho muito mesmo é gastar com lanches, teve um ano que fiz esse acompanhamento, eu chegava a gastar por semana R$50 só em lanchinhos da manhã, da tarde... E você acaba sujeito as cantinas da faculdade que cobram o preço deles, para me controlar agora eu não levo dinheiro a mais, só o necessário e almoço certinho e janto também, quando a fome bate mesmo, procuro o mercado ou padaria para comprar alguma coisa.


Post it and Scrapbook.

Kamila Raupp disse...

Oi Endry!
Ótima postagem, sabe que analisando ele, percebi que preciso de um caderno de organização assim?
Sério, essa ideia é demais. Simples e fácil de se organizar.

Vou ver se inicio logo! ;)

Beijos, Kamila

www.vicio-de-leitura.com

Cristin disse...

Gostei do post, muito massa o caderno de organizações!
Bj bonita

Moema Baião disse...

Poxa você é extremamente organizada e sim, isso é essencial para quem tem uma jornada de estudo e trabalho. Aos poucos estou aprendendo a me organizar ainda não cheguei no nível que quero mas não vou desistir.
Também tenho uma wishlist que por certas surpestições não mostro para as pessoas.
Post muito legal e inspirador! Bjo grande!

Moema ♥
http://www.moemablog.com

Danniele disse...

Endry, minha querida!

Este teu post caiu do céu <3 Eu estava mesmo precisando de ideias assim para este ano na faculdade. Vou (tentar) produzir um caderno de organização destes!

E ah! Amei o stop motion e a música!!!!BEATLES <33

Beijos :*

cih_coloridex disse...

Eu estou tentando fazer um de finanças! Adoro seus posts de organização! Kiss

Ana Julia Zimmermann disse...

Adorei a tua orhanização,nao sou muito boa nisso,mas já comprei o que preciso para a faculdade ;)
Kiss Kiss ♥

www.vemserdiva.blogspot.com.br

Luana disse...

minha faculdade deve ter algum problema..... pois nunca tenho material pra organizar.... e olha que faço letras :~ kkkkkkkkk
os professores devem ter desistido de deixar coisas no xerox :p
mas são ótimas dicas! (:

xoxo
Guria do Século Passado

Unknown disse...

Temos que ser organizados mesmo, eu também tenho meu caderno de organização, uso bastante tbm...

bjão

http://thelovelily.blogspot.com.br/

Stéfhanie disse...

Quando seguimos uma determinada organização em nossos estudos (com o que for, na verdade) tudo acaba fluindo melhor, né? Antigamente eu era super desorganizada, mas acabei aderindo várias dicas das que você postou e tudo se tornou mais simples e prazeroso. ^^

Grande beijo e bons estudos. <3
http://stefhanief.blogspot.com.br/

Wendyel disse...

Adorei a tua organização :)
Na semana que vem começo a faculdade de moda, então tenho que me organizar para conseguir fazer tudo direitinho.
Adorei o vídeo, ficou simples, mas bem fofo.

Tecido_Doce
Twitter
Sorteio

Jaqueline Silva disse...

Você ta muito organizada, menina *--*
Vou comprar um caderno pra tentar me organizar assim omo você.

Ficou bem singelo e fofo stop motion <3

Beijinho :*

Beatriz de Brito disse...

Pasta sanfonada é realmente indispensável hihi
Quanta organização ehim! queria ser disciplinada assim... parabéns
http://vossa-serendipidade.blogspot.com.br/

Deborah disse...

Oiii, Endry!

Acho que o bichinho da organização mordeu todo mundo mesmo, hein? Acho isso super legal, com a loucura das rotinas hoje em dia, a organização é indispensável para melhorar o aproveitamento do tempo! Eu mesma andava tããão desorganizada que já estava ficando doidinha, deixando de fazer coisas que tinha que fazer, perdendo prazos...! Mas depois que li seu post sobre o caderno de organização, a coisa mudou! Hehehe
Já fiz o meu e já estou começando a usar, tá ajudando MUITO!

Se eu disse que eu já ia te pedir para fazer um post com mais fotos do seu caderninho, você acredita? :D

Beijos!

Deborah | http://em-julho.blogspot.com.br