Organização #3: Como organizar sua mochila

 Olá, pessoal! O post de hoje é mais um da tag Organização. Definitivamente, desde a metade do ano passado, eu tenho começado a me envolver com organização. Não que eu tenha sido sempre desorganizada... Tenho fases em que estou mais ou menos organizada. Porém, depois de levar um bons "tapas na cara" da vida, por estar desorganizada, resolvi ir em busca de ajuda. Na época, busquei algumas informações pontuais e após algum tempo me deparei com o Vida Organizada, que para mim é o melhor site sobre organização brasileiro, sem dúvidas. Baseado em minhas experiências e no que tenho estudado sobre, trouxe algumas dicas para melhor organizar a mochila (se você usa bolsa para a faculdade, idem) e não acabar surtando ao chegar na faculdade (por estar com calos e sem band-aids). Eu sempre carreguei muitas coisas na mochila, mas muitas sem grande necessidade. Hoje, priorizo o espaço que tenho (e o peso que minhas costas aguentam). 
   Na foto do início, vocês podem ver o que eu carrego basicamente para a faculdade, porém deixei algumas coisas de fora, mas que falarei por aqui.

Itens necessários para aguentar o dia fora de casa:
* Uma necessaire com itens básicos: lenços de papel, escova, creme e fio dental, escova de cabelo e rabicós e tic tacs, um pequeno desodorante, band-aids, comprimidos para dor, febre e cólica, absorvente para emergências, lixa de unha, etc.
* Um caderno e uma caneta: básico e eficiente. Precisou anotar um compromisso, uma ideia, o que precisa comprar no mercado... Anotar sempre!  Ajuda e muito na organização.
* Guarda-chuva.
* Uma sacolinha plástica: sempre útil se alguma coisa molhar, se precisar separar o lanche e afins.
* Documentação básica: RG ou carteira de motorista.
* Dinheiro extra: para uma emergência, como táxi, lanche, passagem...
* Um lanchinho: já me salvou algumas vezes. Pode ser uma barrinha de cereal, por exemplo.
* Uma toalhinha de mãos.
* Pen drive: muito útil para organizar seus documentos, trabalhos da faculdade... Sem desculpas na hora de entregar o trabalho!
* Casaquinho: lembrete de vó que não falha!

Como organizar:
* Mantenha tudo separado dentro de cases. Fone de ouvido, cabos usb, carregadores - sempre dentro de cases separados. A necessaire, como já citei. Um estojo para tranqueiras de papelaria (caneta, grampeador, marca-texto, lápis, durex, etc). Documentos e dinheiro na carteira. Lanches dentro de potinhos bem vedados, de preferência dentro de uma sacola plástica.
* Pasta sanfonada: salvação! Organizamos facilmente os papéis para estudar, verificar contas, etc.
* Utilizar bem as divisórias: Minha mochila tem somente duas divisórias. Para aproveitar melhor, a de fora eu uso para objetos que necessito ter à mão, como cartão do ônibus, telefone, carteira. Já o de dentro utilizo para o restante do material: pasta, cadernos, necessaire.

 Como podem ver, eu utilizo vários cadernos. Como sou professora, preciso ter meu caderno de anotações dos alunos sempre à mão, assim como o caderno de planejamento. Na foto, também, estão o caderno de organização (que já falei aqui) e o da faculdade. Optei por cadernos pequenos pelo tamanho e pela praticidade. Facilita até na hora de fazer anotações no ônibus.
 
Uma saída para quem quer "destralhar" a mochila e carregar menos peso (eu!), são os e-readers. Facilita no deslocamento, já que boa parte dos textos ficam digitais, no e-reader, e no custo também, já que ficar xerocando ou imprimindo tudo é imensamente caro.

Espero que tenham gostado das dicas e não deixe de colocar outras dicas aqui, pois adorarei saber! Vamos compartilhar boas ideias!

Beijo grande, 
Endryelle Santos.

4 comentários:

Hilza de Oliveira disse...

Curti a dica da sacolinha plástica. Nunca paro pra lembrar o quanto pode ser útil!
Acho esses caderninhos pequenos mais práticos mesmo, pena que pra a faculdade não é tão vantajoso...

lilian alipio disse...

Gostei da dica,estava mesmo precisando saber quais itens deve se levar numa bolsa,estou seguindo o blog beijos.

Letícia Kartalian disse...

Gostei da dica e como sou totalmente desorganizada, tento me organizar, pelo menos com as coisas do trabalho, escola e meus blogs.

Preciso comprar um e-reader, simplesmente porque costumo ler vários livros ao mesmo tempo e quando estou lendo livros físicos, não dá pra carregar quatro dentro da bolsa.

Já os cadernos pequenos, eu tenho só um, que carrego sempre na bolsa, mas que só escrevo quando estou na rua.
Prefiro os grandes, mas por serem mais práticos, sempre tenho um pequeno para anotar algo importante.

Mochila eu só uso para a escola e mesmo assim ainda prefiro a minha big bolsa.
Eu me perco entre as minhas próprias coisas dentro da bolsa, então ao invés de preferir uma com várias divisórias, prefiro uma bolsa com uma só e separo os itens em pequenas necessaires.

Abraços!

Literature Diary

Deborah disse...

Nooossa, como você leva coisa na sua mochila, menina! Hahaha Mas eu entendo, na época que fazia faculdade e passava o dia todinho fora sem dar nem uma passadinha em casa também era assim... Hoje em dia eu mal ando de bolsa no dia-a-dia (só levo uma pasta com agenda, caderninho, pendrive, caneta, essas coisas...), depois que fui assaltada em frente ao trabalho, então... Bolsa virou luxo! Hahaha

Beijos, flor!

Deborah | http://em-julho.blogspot.com.br

PS: Geeente, eu sempre fui doida por um kindle!!! Você está gostando do seu? Faz post aqui no blog! ;)